76ª SOEA

 

“Engenharia para todos” 

Estande do Crea-RJ na 76a SOEA apresenta projeto premiado de inovação

tecnológica para deficientes visuais 

 

O Crea-RJ estará presente na  76ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia, que acontece em Palmas, de 16 a 19 de de setembro. O Conselho levará para seu estande o tema “Engenharia para todos”, abordando a questão da inclusão de deficientes visuais à sociedade, por meio da tecnologia.

 

O Rio de Janeiro apresentará o projeto de alunos dos cursos de Engenharia da CEFET-Rio e UFRJ, que criaram um kit de ecolocalização que auxilia na locomoção e identificação de objetos para deficientes visuais. O projeto, campeão do Invent For The Planet 2019 (IFTP 2019), no Texas (EUA), será divulgado pelos próprios autores no estande do Crea-RJ, durante a ExpoSOEA.

 

A exemplo da SOEA de 2018, quando apresentou em seu estande o MagLev Cobra um projeto de inovação tecnológica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Conselho promove mais uma vez uma iniciativa da Academia voltada para a sociedade. 

 

Assim, no estande do Rio de Janeiro, os participantes poderão utilizar o equipamento, experimentando-o em uma câmara escura, que simula obstáculos enfrentados pelo deficientes visuais. Além disso, integrantes da ADVETO – Associação de Deficientes Visuais do Estado do Tocantins  visitarão o estande no dia 18/09, às 15h, para conhecer sobre a tecnologia desenvolvida.

 

Valorizar o ensino, a pesquisa e as ciências ligadas à área tecnológica vai além de prestigiar os avanços alcançados por seus atores. É um posicionamento aberto e claro a favor do desenvolvimento social e de novas tecnologias unido ao que é fundamental para a manutenção da soberania nacional: Educação e Conhecimento.

 

SERVIÇO

CENTRO DE CONVENÇÕES ARNAUD RODRIGUES

Área Verde 308 Sul, Av. NS 10, s/n – Plano Diretor Sul

Palmas – TO

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO ESTANDES DA EXPOSOEA:

16/09 (2ª feira) – ABERTURA às 18h

17 à 19/09 (3ª à 5ª feira) – 11h às 19h

 

ESTANDE DO CREA-RJ: Nº 6