10º CEP – material de apoio

Crea promove Congresso Profissional

   

Sob o tema “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, o Sistema Confea/Crea, por meio do Conselho Federal e de todos os regionais do Brasil, se prepara para a realização do 10º Congresso Nacional de Profissionais. O evento é uma oportunidade para discussão e apresentação de propostas políticas, estratégias e planos de ação, programas de atuação e reafirmação do papel dos profissionais da área da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia na retomada do crescimento do país.

 

Para a realização do CNP, entretanto, duas etapas preparatórias acontecem em todas as regiões, promovidas pelos Crea de cada estado, os Encontros Regionais e o Congresso Estadual de Profissionais. No Rio de Janeiro, os Encontros Regionais são distribuídos em locais onde o Crea-RJ possui inspetoria. Eles visam a discutir temas, aprovar propostas e teses, bem como eleger os delegados regionais para o Congresso Estadual.

 

Já o CEP tem como objetivo propiciar uma maior integração do Sistema Confea/Crea com a sociedade, por meio da apresentação de propostas dos eixos temáticos, indicados pelo Confea, que neste ano são “Inovações Tecnológicas – Inovações tecnológicas no processo de desenvolvimento econômico sob a ótica da Engenharia e da Agronomia”; “Recursos Naturais – O papel da Engenharia e da Agronomia na utilização e aproveitamento de recursos naturais com sustentabilidade”; “Infraestrutura – A governança da política de infraestrutura brasileira sob a ótica da Engenharia”; “Atuação Profissional – Os rumos da formação profissional da Engenharia e Agronomia brasileiras”; e a “Atuação das empresas de Engenharia – Governança das empresas de Engenharia e obras públicas”.

 

Todos os profissionais registrados no Conselho e quites com a anuidade de 2019 podem participar dos Encontros Regionais, enviando seus trabalhos dentro do temário estabelecido. As propostas serão analisadas e sistematizadas pela Comissão Organizadora Estadual, a fim de serem submetidas à votação no 10º CEP. Todos os profissionais inscritos nos Encontros Regionais têm direito a voto, mas só os delegados eleitos podem votar no CEP.

 

Os resultados dos congressos estaduais serão levados à votação no Congresso Nacional de Profissionais, que ocorrerá em Palmas (TO), nos dias 20 e 21 de setembro.