10º CEP – Palavra do Presidente

O Congresso Nacional de Profissionais é uma oportunidade para discussão e apresentação de propostas políticas, estratégias e planos de ação, programas de atuação e reafirmação do papel dos profissionais da área da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia para o desenvolvimento nacional. Sempre precedido pelos Congressos Estaduais de Profissionais e os Encontros Microrregionais, o CNP aborda em cada edição questões fundamentais para a área tecnológica.

Neste décimo Congresso, o tema é Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional, assunto que norteará os profissionais do Sistema Confea/Crea para a apresentação de propostas e sugestões, que visem a transformar seus anseios e desejos em ações efetivas em defesa da sociedade.

O Crea-RJ acredita na importância do trabalho técnico de seus profissionais como forma de minimizar os problemas sociais do Brasil, a partir do desenvolvimento da engenharia. Portanto, entende que a partir das discussões geradas pelos trabalhos apresentados durante o 10º CEP, por meio dos encontros microrregionais que promoveremos em todas as regiões do estado, possam surgir soluções para a questão do desenvolvimento sustentável do estado e do Brasil.

Desta forma, é fundamental a efetiva participação dos profissionais fluminenses nos Encontros Microrregionais, apresentando propostas, e no 10º CEP, organizando-as e aprovando-as para o CNP. As deliberações baseadas nos eixos temáticos inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura e atuação profissional e de empresas de Engenharia podem representar importante passo em direção à afirmação da dignidade e da qualidade de vida de todo o país.