Encontros Microrregionais acontecem em todo o Estado

Ao longo dos meses de abril, maio e junho o Crea-RJ já promoveu dezessete encontros microrregionais em diversas localidades do Estado. Campo Grande, Duque Caxias, Nova Iguaçu, Itaboraí, Niterói, Resende, Volta Redonda, Itaperuna, Angra dos Reis, Itaguaí, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Campos dos Goytacazes, Macaé e Cabo Frio receberam profissionais e estudantes da área tecnológica, a fim de discutir localmente as questões mais relevantes e consolidar as propostas a serem encaminhadas ao 10º CEP. Nas reuniões, foram eleitos delegados com direito a voto, que aprovarão as propostas a serem levadas para o Congresso Nacional.

O tema desta 10ª edição é “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”, com os seguintes eixos temáticos: inovações tecnológicas, recursos naturais, infraestrutura e atuação profissional e de empresas de Engenharia. Esta conjunção de interesses do que acontece no microcosmo profissional e no grande desejo da política para o Brasil é uma chance única para que os profissionais da área tecnológica contribuam para fortalecer o Sistema Confea/Crea, tornando-o capaz de enfrentar, com eficácia crescente, os desafios inerentes à construção de uma sociedade mais justa e responsável.

O ex-presidente do Clube de Engenharia, Raymundo de Oliveira, foi um dos palestrantes que esteve presente em todos os  encontros, falando sobre como os profissionais do Sistema Confea/Crea podem contribuir para desenvolver um “Projeto para o Brasil”. “O engenheiro é o profissional do projeto. Ele deve ter em mente propostas para construir um projeto para o Brasil. E no caso destes encontros, em nível municipal, precisa também pensar em projetos para seu município, tendo em vista os problemas locais”, afirmou.

Os encontros foram sediados, principalmente, em entidades de classe e instituições de ensino, uma forma de aproximar o jovem estudante dos profissionais e do próprio Conselho e de promover o comprometimento de todos profissionais da área tecnológica com o evento. Cerca de 400 participantes, entre profissionais, estudantes e convidados, compareceram aos EMR, nos quais foram definidas mais de 50 propostas e moções e eleitos quase 70 delegados com mandato e sem mandato, para participação no 10º CEP. Mais dez encontros serão realizados até julho.