Logo-Target-300x98

A Target é a assessoria de imprensa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – Crea-RJ.

Desde 2015 a Target é a assessoria de imprensa responsável pelo relacionamento entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro – Crea-RJ e todos os veículos de comunicação do estado. O Crea-RJ é uma autarquia que orienta e fiscaliza o exercício profissional, legal e ético das profissões do Sistema Confea/Crea. Atualmente tem como presidente o Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho Luiz Antonio Cosenza.

Está organizado por meio de comissões e câmaras técnicas que disciplinam e verificam as condições de capacidade para o exercício profissional tendo, inclusive, autonomia para aplicar sanções disciplinares e administrativas às pessoas físicas e jurídicas que estejam em desacordo com o exercício legal, ético e responsável da profissão.

Nesses dois anos de atuação, a Target estreitou contato com diversos veículos de comunicação da cidade do Rio de Janeiro e do estado, sempre buscando apresentar o Crea-RJ como uma instituição de excelência, um conselho eficiente, íntegro, competente em sua missão de assegurar o exercício legal das profissões. Para isso, trabalhamos pautas exclusivas, textos voltados para editorias de cidades, negócios, tecnologia, sustentabilidade, economia etc.

O caso de comunicação mais emblemático durante a nossa atuação foi a queda da Ciclovia Tim Maia, no dia 21 de abril de 2016. Soubemos do caso durante o feriado e já fomos acionados por toda a imprensa do país inteiro que buscava saber as possíveis causas do acidente que acabou levando à morte duas pessoas que passavam pelo local. Imediatamente elencamos os conselheiros do Crea-RJ, engenheiros civis capacitados a falarem em nome do Conselho e que foram porta-vozes da instituição e que puderam dar um primeiro parecer do assunto.

Num segundo momento, foi instaurada uma comissão formada por engenheiros civis que faria o estudo e levantamento de dados que poderiam ter levado à queda da ciclovia. Após um mês de análise de documentos, laudos e conversas com responsáveis pela construção (empresas, engenheiros, calculistas e outros profissionais envolvidos) o Crea-RJ desenvolveu um documento apontando todos os erros que podem ter ocasionado o acidente.

Para a divulgação deste documento, a Target organizou uma coletiva de imprensa no dia 30 de maio de 2016 que lotou o auditório do Conselho de jornalistas de rádio, TVs, impressos e sites. Na ocasião, o presidente do conselho e alguns membros da comissão, como os engenheiros civis Manoel Lapa e Silva e José Schipper apresentaram o material, que também foi entregue aos jornalistas através de releases distribuídos após a coletiva.

Foram links ao vivo na GloboNews, entrevistas para grandes TVs como Band, Record e SBT, matérias em jornais como O Globo, O Dia, Extra, Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e sites como Jornal do Brasil, UOL, Exame e rádios como BandNews FM e CBN. Durante todo o período, a Target esteve presente acompanhando entrevistas para os mais diversos veículos de comunicação e reuniões da comissão, sempre orientando os engenheiros sobre a melhor forma de falar sobre o caso e como abordar a situação sem se precipitar antes de ter o laudo concluído.

Target Assessoria de Comunicação

Letícia Reitberger